Assunção Cristas quer gerar consensos sobre Segurança Social
Segunda, 04 Julho 2016 15:01    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

assuncao cristas aveiro ishA presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, manifestou-se esta segunda-feira disponível para discutir com todos os partidos o seu projeto de lei que cria a possibilidade de um desconto adicional para a reforma, acreditando que o diploma pode "gerar consenso". "O CDS está fortemente empenhado em mostrar que é possível gerar consensos. Esta iniciativa parte não das nossas posições tradicionais, mas daquilo que nós entendemos que neste contexto político-partidário é suscetível de ir ao encontro de outras posições e de com isso gerar um consenso", afirmou Assunção Cristas.

A deputada disse ter consciência de que, no atual contexto político e partidário, "é difícil falar" sobre o tema da Segurança Social e reiterou que o CDS-PP espera, nesta matéria, abertura por parte das restantes forças políticas.

A presidente do CDS-PP apresentou, perante uma plateia de alguns jovens, na Fundação das Comunicações, Lisboa, o projeto de lei que será discutido na quarta-feira no parlamento e que institui um "sistema de informação para a reforma" e cria a possibilidade de os trabalhadores fazerem um desconto adicional para a sua pensão de reforma.

Segundo o diploma, o suplemento é criado no regime público de capitalização e o montante das contribuições é creditado numa conta individual do aderente, sendo "estas contas individuais convertidas em certificados públicos de reforma ou produtos de outros regimes de natureza mutualista ou privada, à escolha do beneficiário".

"Os seus descontos mensais são convertidos em Certificados de Reforma que são capitalizados ao longo do tempo. Quando se reformar, pode receber o valor acumulado de uma só vez e/ou em mensalidades e mesmo determinar a idade em que pretende começar a receber esta pensão", prevê o projeto de lei, disponível no 'site' do parlamento.

A deputada frisou que a proposta do CDS prevê o princípio da "neutralidade fiscal" para as empresas que queiram fazer quotizações adicionais equivalentes à do trabalhador, ou seja, o valor entrará na conta corrente entre a empresa e o Estado.

O trabalhador terá, por seu turno, um benefício fiscal, já que as suas contribuições serão abatidas em matéria coletável para o Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS).

No final, o trabalhador decidirá como e quando quer receber a poupança adicional que fez ao longo dos anos.

Quanto à criação de um sistema de informação, Assunção Cristas justificou que atualmente a generalidade da população, e em particular os contribuintes mais jovens, não tem uma ideia precisa sobre quanto poderão vir a receber quando se reformarem.

O CDS-PP propõe que a Segurança Social envie uma carta anualmente ao contribuinte com a informação de quanto já descontou e sobre o que poderá vir a receber na reforma, com base numa estimativa.

"Há um discurso que tende a cair nos extremos. Ou as pessoas pensam que receberão algo parecido com o seu rendimento enquanto ativos e isso não corresponde à verdade ou então pensam outra coisa, que é mais grave, sobretudo os jovens, que é `não vamos ter direito a nada´", frisou.

A criação de "contas individuais virtuais" - que "detalham as respetivas contribuições e cotizações, anos de descontos e estimando o valor futuro da sua pensão" - permitirá ao trabalhador "mais segurança e previsibilidade", considerou a líder do CDS-PP.

 

Fonte: Expresso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada2014pq

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

deputados_XII

Projectos de Lei e Projectos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Lobo d'Ávila

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga