CDS quer saber o que é que o Governo está a fazer para resolver situação da Soflusa
Quarta, 11 Outubro 2017 16:13    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

barco soflusaOs deputados do CDS-PP Nuno Magalhães, Álvaro Castello-Branco e Hélder Amaral querem saber que medidas estão a ser tomadas pelo Ministério do Ambiente para, com urgência, resolver a situação da Soflusa que, diariamente, prejudica milhares de utentes, tanto pessoal como profissionalmente.

Numa pergunta enviada ao Ministro do Ambiente, os deputados do CDS-PP perguntam também se é verdade que a supressão de carreiras se deve a atrasos nas renovações dos Certificados de Navegabilidade dos navios, e, se sim, que medidas estão a ser tomadas para renovar os referidos certificados, e ainda para quando está prevista a concretização do investimento de 10 milhões de euros para o plano de manutenção da frota de navios das operadoras Transtejo e Soflusa.

Já em março último, o Grupo Parlamentar do CDS-PP questionou o Ministro do Ambiente sobre a degradação do serviço fluvial, prestado pela Transtejo/Soflusa, entre o Barreiro e o Terreiro do Paço/Lisboa, questionando que medidas estavam, então, a ser tomadas para resolver os problemas que afetam este serviço, prejudicando diariamente milhares de utentes.

Até à data de hoje, não houve qualquer resposta por parte da tutela.

Milhares de utentes utilizam diariamente a ligação fluvial Barreiro-Lisboa-Barreiro, entre o local de residência e o local de emprego, para o qual pagam bilhete e/ou passe mensal.

Nos últimos meses, além dos relatos de consecutivos e injustificados atrasos e supressões sem aviso de carreiras, e queixas de que as embarcações não têm a capacidade adequada para o número de passageiros que transportam em horas de ponta, prejudicando gravemente os utentes, esta semana a Soflusa anunciou a supressão total de carreiras, tendo apenas quatro navios a operar, por "indisponibilidade da frota".

De acordo com várias notícias veiculadas pela comunicação social, na segunda-feira, dia 8 de outubro, foram suprimidas oito carreiras durante a manhã, o que motivou a ocorrência de vários incidentes no cais, com utentes a tentar forçar o embarque, causando estragos e afetando outras pessoas.

Chegou ao Grupo Parlamentar do CDS-PP uma queixa de um cidadão que chegou ao Barreiro às 7h45, mas apenas conseguiu apanhar um barco para Lisboa às 8h30, e depois de “empurrar e de ser empurrado”.

Estes incidentes levaram a Soflusa a pedir publicamente aos passageiros para evitarem as deslocações entre as 8h00 e as 9h00, precisamente no horário em que os utentes precisam de se deslocar para o trabalho.

Ainda de acordo com notícias veiculadas pela comunicação social, a falta de navios terá a ver com atrasos nas renovações dos Certificados de Navegabilidade.

Recorde-se que em junho deste ano o Ministério do Ambiente anunciou um investimento de 10 milhões de euros para o plano de manutenção da frota de navios da Transtejo e Soflusa, intenção reiterada hoje, dia 11 de outubro, pelo Senhor Ministro do Ambiente.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projectos de Lei e Projectos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Lobo d'Ávila

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga