CDS questiona Governo sobre ligações ferroviárias fundamentais para a Beira Alta
Sexta, 12 Janeiro 2018 11:16    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ferrovia copyNuma pergunta enviada ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, os deputados do CDS-PP Hélder Amaral, Pedro Mota Soares e João Rebelo querem saber em que ponto estão os investimentos ferroviários previstos para a Beira Alta.

Os deputados questionam, nomeadamente, em que estado se encontra a modernização do troço ferroviário Covilhã-Guarda e em que data estarão concluídos os trabalhos, para lá das intervenções previstas (e algumas já efetuadas) na ligação entre a Pampilhosa e Mangualde, quando será entregue o projeto da ligação entre Aveiro e Mangualde e se vão ser respeitados os prazos estabelecidos no Plano Ferrovia 2020 que apontam para o fim do primeiro trimestre de 2018, se o futuro corredor ferroviário de Alta Velocidade Aveiro/Mangualde/Guarda/Vilar Formoso é para este Governo uma prioridade e, por último, qual tem sido a participação dos autarcas na definição do traçado para esta infraestrutura que virá a ligar a cidade de Aveiro a Vilar Formoso.

No documento, os deputados do CDS-PP recordam que o Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014/2020 contemplava já, como prioritárias, uma série de infraestruturas importantes para a região da Beira Alta, nomeadamente o eixo ferroviário Aveiro/Guarda/Vilar Formoso e a conclusão da modernização da Linha da Beira (LBB) Baixa, no troço Guarda/Covilhã.

O Plano Ferrovia 2020 determinava que o Lançamento de Concurso para Obra se concretizaria até setembro de 2016. Sabemos agora que, ainda que com atraso, foi anunciado em novembro de 2017 que a modernização do troço ferroviário Covilhã-Guarda foi adjudicada por 52 milhões de euros.

Quanto à ligação Aveiro Mangualde, que concretiza o Corredor Internacional Norte, o Plano Ferrovia 2020 indica-nos que o projeto ficará concluído no primeiro trimestre de 2018.

O eixo ferroviário Aveiro/Guarda/Vilar Formoso de transporte de mercadorias em Alta Velocidade poderá favorecer os diferentes setores económicos existentes e promover a instalação de outros, incluindo o exportador.

A cidade de Viseu e a cidade da Guarda estão localizadas sensivelmente a meio caminho entre Aveiro e Salamanca, cidade espanhola onde já existe um Posto Aduaneiro Interior.

Esta é uma oportunidade de investimento na ferrovia que valoriza a localização estratégica destes territórios que, em Portugal, são a “Porta da Europa” para muitos operadores logísticos que já estão ali instalados.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela acredita que o eixo ferroviário Aveiro/Guarda/Vilar Formoso é um projeto chave que beneficia o transporte de mercadorias, dando mais perspetivas de desenvolvimento e competitividade aos territórios que constituem esta mesma comunidade.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projectos de Lei e Projectos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Lobo d'Ávila

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga