CDS preocupado com degradação do Posto da GNR de Grândola
Quarta, 13 Fevereiro 2019 10:35    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

gnr carroOs deputados do CDS-PP Nuno Magalhães, Telmo Correia e Vânia Dias da Silva questionaram o Ministro da Administração Interna sobre a degradação do Posto da Guarda Nacional Republicana, em Grândola, há muito conhecida e desde há muito motivo de preocupação e atenção por parte do Grupo Parlamentar do CDS-PP.

Na pergunta dirigida à tutela, os deputados do CDS-PP querem saber se o ministro tem conhecimento do avançado estado de degradação do Posto da GNR de Grândola, se confirma a falta de meios humanos e materiais no referido posto e se pode confirmar que esta falta não afeta a eficácia e operacionalidade deste destacamento na segurança e proteção às populações.

Os deputados do CDS-PP querem também que o ministro confirme a existência de 400 mil euros em Orçamento do Estado para as obras de adaptação das instalações do quartel da GNR e se é verdade que falta elaborar o projeto, e se sim, qual o motivo do atraso.

Questionam depois quando começarão as obras no Posto da GNR de Grândola e querem saber se o ministro tem conhecimento da disponibilidade das instalações da antiga concessionária 'Estradas da Planície', junto ao Bairro da Tirana, também em Grândola, e se considera viável a mudança das atuais instalações para estas, mesmo que temporariamente enquanto não são realizadas as obras necessárias.

Finalmente, Nuno Magalhães, Telmo Correia e Vânia Dias da Silva querem saber que medidas estão a ser tomadas para resolver a situação destes militares.

Foram esta semana veiculadas várias notícias sobre o estado de degradação do quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Grândola, há muito conhecido e desde há muito motivo de preocupação e atenção por parte do Grupo Parlamentar do CDS-PP.

O quartel onde o destacamento territorial da GNR está instalado é um edifício muito antigo e num avançado estado de degradação, sendo que a falta de condições das camaratas já levou a que a Autarquia tenha arrendado um edifício para os oito militares pernoitarem.

Em declarações, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Grândola (CMG) afirmou que esta questão se arrasta há pelo menos dois anos e que os militares são obrigados a viver e a trabalhar em péssimas condições. Além das camaratas, também os gabinetes de trabalho e os quartos estão degradados.

A falta de meios humanos e materiais, nomeadamente de viaturas, foi outra das preocupações levantadas pelo autarca.

Este destacamento territorial abrange os concelhos de Grândola e Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, sendo que o Senhor Presidente da CMG propôs a mudança para as instalações da antiga concessionária 'Estradas da Planície', junto ao Bairro da Tirana, também em Grândola, que foram devolvidas ao Estado e têm condições para receber o comando.

O CDS-PP considera que é obrigação do Estado, através das forças policiais, garantir a segurança dos seus cidadãos quer ao nível da sua integridade física quer ao nível dos seus bens.

Para que essa segurança e proteção possam ser garantidas de forma mais eficiente e eficaz, as forças policiais necessitam de condições adequadas à sua operacionalidade, tanto em meios técnicos como em meios materiais e humanos.

A falta de condições nas instalações do quartel da GNR de Grândola afeta a qualidade de trabalho dos militares e levou já os presidentes das cinco câmaras que compõem a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) – Sines, Santiago do Cacém, Alcácer do Sal, Grândola e Odemira –, a reunir com o Governo.

Dessa reunião, segundo um comunicado da CMG, os autarcas terão sido informados de que existem 400 mil euros em Orçamento do Estado para as obras de adaptação das instalações do quartel da GNR, faltando elaborar o projeto.

O CDS-PP teme que, a manter-se esta situação, a GNR de Grândola veja reduzida a sua eficácia e operacionalidade na segurança e proteção às populações.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga