CDS questiona tutela sobre desligamento da Linha de apoio psicológico à PSP
Segunda, 01 Julho 2019 17:24    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

psp agenteNuma pergunta dirigida ao Ministro da Administração Interna, os deputados do CDS-PP Nuno Magalhães, Telmo Correia e Vânia Dias da Silva querem saber se a tutela tem conhecimento do desligamento da Linha de apoio psicológico à PSP.

Os deputados questionam também se o ministro tem conhecimento das reivindicações dos profissionais (psicólogos) que trabalham na referida Linha e que resposta tem para estes profissionais.

Por fim, Nuno Magalhães, Telmo Correia e Vânia Dias da Silva questionam quando prevê o ministro que o funcionamento da Linha seja retomado, e querem saber se o ministro mantém confiança no Diretor Nacional da PSP (DN-PSP), considerando a forma como tratou esta questão, desvalorizando a importância deste instrumento para o bem-estar psicológico dos agentes da PSP.

A imprensa dá conta de que a SOS Linha Verde 24 Horas Urgência, para apoio psicológico aos agentes da PSP, se encontra desligada.

A situação foi constatada, após ter sido tentado o contacto por agentes da PSP da Esquadra do Aeroporto do Funchal, na sequência de eventos ocorridos no decurso do último fim-de-semana, e que inclusivamente levaram a uma tentativa de suicídio de um dos agentes, atualmente em estado de coma.

A referida linha encontra-se ao serviço dos agentes da PSP há cerca de 19 anos, e tem servido para evitar muitas situações limite como a que acima se descreveu e, em consequência, o agravamento das cifras negras relativas aos suicídios nas forças de segurança, que são as mais elevadas de entre todos os grupos profissionais com missões públicas.

Aparentemente, o encerramento da linha terá sido uma das hipóteses, adiantada pelos profissionais que nela trabalham ao DN-PSP, que não são suficientemente remunerados para assegurar um serviço de 24 horas.

O DN-PSP conformou-se com esta possibilidade, e nada fez até ao momento para repor o funcionamento da linha, apesar dos insistentes pedidos de profissionais da PSP e de responsáveis sindicais.

 

Foto: DR

Actualizado em ( Segunda, 01 Julho 2019 18:28 )
 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga