CDS questiona tutela sobre encerramento noturno da maternidade do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
Terça, 11 Junho 2019 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

hospital fernando fonsecaOs deputados do CDS-PP Isabel Galriça Neto, Ana Rita Bessa, João Rebelo, Filipe Anacoreta Correia e João Gonçalves Pereira querem confirmação de que foi acionado o plano de contingência a 1 e 3 de junho no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, com o consequente encerramento, durante a noite, da maternidade, e de que esta situação foi motivada pela falta de anestesiologistas.

Na pergunta dirigida à Ministra da Saúde, os deputados do CDS-PP questionam ainda que medidas foram já tomadas para resolver esta falta, se a Ministra está em condições de garantir que esta situação não se voltará a repetir e para quando a contratação de especialistas em anestesiologia para o Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca.

Em duas últimas questões, os deputados do CDS-PP querem saber que medidas estão a ser tomadas para garantir que é assegurado o acesso à saúde e a qualidade da prestação de cuidados de saúde a toda a população servida pelo Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, o que claramente não se está a verificar.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou esta semana vários problemas nos serviços de Obstetrícia em hospitais da área Metropolitana de Lisboa.

Um dos exemplos dados pelo SIM foi o acionamento do plano de contingência a 1 e 3 de junho no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), o que quer dizer que durante a noite a maternidade esteve encerrada, alegadamente por falta de anestesiologistas.

A falta de anestesiologistas no Amadora-Sintra já motivou uma greve de cinco dias, em maio, para exigir a contratação de mais profissionais e também condições de segurança clínica para os doentes.

O CDS-PP encara estes factos com muita preocupação, considerando ser absolutamente necessário e prioritário assegurar tanto o acesso à saúde, como a qualidade da prestação de cuidados de saúde à população, o que, neste caso, claramente, não está a acontecer.

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga