“Que o governo de Sócrates teve práticas que efetivamente prejudicaram a CGD, isso é indiscutível”
Quarta, 17 Julho 2019 13:57    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

joao almeida conf imprensaEm entrevista ao “Jornal de Negócios” esta quarta-feira, deputado centrista garante que a comissão de inquérito à gestão da Caixa “não foi felizmente partidarizada”.

"A questão de que o governo de Sócrates teve práticas que efetivamente prejudicaram a CGD e mesmo do ponto de vista da economia criaram distorções de mercado que são relevantes, isso é indiscutível. Não só neste inquérito à CGD, isso já se viu até em comissões de inquérito na Assembleia da República em relação a outros assuntos”, atira João Almeida, deputado do CDS-PP, relator da segunda comissão parlamentar de inquérito à gestão da Caixa, em entrevista ao “Jornal de Negócios” esta quarta-feira.

A lista de grandes devedores da Caixa Geral de Depósitos veio a público ontem, mas identidade dos donos dos créditos ruinosos não é conhecida. O relatório da comissão de inquérito da Caixa, entregue esta semana no parlamento, faz referência à “vontade política” em alguns dos créditos concedidos pela CGD, numa altura em que o governo era liderado por José Sócrates.

Ainda assim, o deputado centrista garante que a comissão “não foi felizmente partidarizada”. “É uma das razões do sucesso desta iniciativa parlamentar. Não houve aqui blocos do ponto de vista dos deputados. Todos trabalharam no mesmo sentido. E aqui apura-se responsabilidade de quem a tem”, diz.

Segundo João Almeida, a responsabilização irá ocorrer ao nível da justiça. “Penso que seria muito incompreensível que assim não fosse. É evidente que da comissão de inquérito há muita matéria que merece ser aprofundada em sede de inquérito criminal. Depois, aí a aferição das responsabilidades, a classificação de negligência, de dolo, isso compete ao próprio processo. Agora, seria incompreensível que não houvesse essa investigação. Aliás, sabemos que parte da matéria já está a ser investigada”, afirma.

 

Fonte: Expresso

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga