“Descentralização sim, regionalização não”
Quinta, 01 Agosto 2019 19:13    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

nuno magalhaes ar pressO líder parlamentar do CDS-PP sublinhou hoje que os democratas-cristãos são contra a regionalização, ao comentar o recente relatório da Comissão Independente para a Descentralização (CID), presidida pelo antigo ministro socialista João Cravinho.

"Descentralização sim, já, rapidamente. Regionalização não. Não nos parece necessário um novo referendo sequer porque foi um resultado claro, homogéneo, objeto de referendo. Em todo o caso, em tom de aviso, alerta, se houver a tentação de fazer na secretaria, ou seja, sem nenhum referendo, aquilo que foi rejeitado em referendo, nós seremos contra. Ou seja, no limite, terá de haver um referendo, mas nós não achamos necessário", disse à Lusa Nuno Magalhães.

O deputado centrista referia-se à consulta popular sobre esta temática que, em 1998, levou cerca de 60% dos portugueses a responder negativamente.

A CID entregou na quarta-feira o resultado de quase um ano de trabalho ao presidente da Assembleia da República e ao Governo, e propõe que sejam criadas as regiões, depois da realização de um referendo e de uma revisão constitucional.

"Este relatório é a prova provada daquilo que o CDS avisou em tempo e sempre disse: o total e completo falhanço do tão propalado e tão anunciado processo de descentralização por parte do PS, deste Governo, resultado até de um acordo com o PSD", afirmou Nuno Magalhães, apelidando a iniciativa dos socialistas e apoiada pelos sociais-democratas como mero "número político", uma vez que atribui novas funções às autarquias, mas sem meios financeiros ou humanos.

O CDS-PP vê na regionalização "mais desvantagens do que vantagens", pois significa "mais impostos, mais despesa e mais cargos políticos", acabando "sempre a ir ao bolso dos contribuintes".

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga