Guarda: CDS questiona Governo sobre falta de limpeza de bermas na EN16
Segunda, 12 Agosto 2019 12:43    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

EN 16 1Numa pergunta dirigida ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, os deputados do CDS-PP Patrícia Fonseca, Ilda Araújo Novo, Hélder Amaral e João Rebelo querem saber quando procederá a Infraestruturas de Portugal à limpeza da EN16, nomeadamente no distrito da Guarda, e quantos quilómetros faltam e em que zonas.

Os deputados do CDS-PP questionam depois se a Infraestruturas de Portugal foi notificada pelo não cumprimento do prazo de limpeza, no caso específico da EN16 no distrito da Guarda, quantos casos existem, a nível nacional, de falta de limpeza de bermas da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal e quando estarão concluídos todos os trabalhos de limpeza de bermas, a nível nacional, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal.

Tal como se pode ver nas fotos em anexo, a EN 16 no distrito da Guarda está com as bermas por limpar – repletas de ervas, canas e silvado.

Em outubro de 2017 o Governo publicou em Diário da República um diploma onde estabelece as medidas para limpeza de faixas até dez metros junto às vias rodoviárias e ferroviárias por parte das entidades gestoras, com o objetivo de defesa contra os incêndios.

O plano de atuação para limpeza das bermas e faixas de gestão de combustível da rodovia e da ferrovia pretende “contribuir eficazmente para o Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios” e foi aprovado pelo Conselho de Ministros de 21 de outubro de 2017.

As medidas, no caso das estradas nacionais ou ferrovia, devem ser executadas pela Infraestruturas de Portugal e pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, “os quais deverão promover a sua execução também através das concessionárias, subconcessionárias e demais intervenientes”.

Constatando o estado em que se encontra a EN16, e tendo em conta que o prazo limite para limpeza terminou a 15 de março e está já completamente ultrapassado, o CDS-PP entende ser oportuno obter esclarecimentos por parte da tutela.

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga