Governo: CDS classifica novo executivo de "ultra-mega-grande" e desafia Costa
Quarta, 30 Outubro 2019 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

cecilia 15O CDS-PP inventou hoje uma nova designação do Governo do PS, com 70 membros, designando-o de “ultra-mega-grande”, e voltou a acusar os socialistas de baterem outro recorde, o da carga fiscal.

Foi na estreia como líder parlamentar dos centristas que Cecília Meireles atacou o “recorde nacional” do número de ministros e secretários de Estado no novo executivo, durante o debate do programa de governo na Assembleia da República.

“É um recorde nacional da dimensão, é um governo ultra-mega-grande”, disse Cecília Meireles.

Por fim, desafiou o primeiro-ministro, António Costa, a esclarecer se é ou não a favor da regionalização, que poderá vir a criar “mais 400 cargos políticos”, e fez uma proposta, a do alargamento da ADSE, como o CDS-PP já fizera antes e durante a campanha eleitoral para as legislativas de 06 de outubro.

Cecília Meireles desafiou Costa a esclarecer se o governo vai ou não "defender a regionalização", dado que o "programa não esclarece", ao que Costa se insistiu no debate e na ideia de que a criação das regiões "não é uma bravata" e não deve significar "um aumento da despesa".

O primeiro-ministro admitiu que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é contrário a esta medida, como foi na década de 1990, e é preciso garantir que a "regionalização não é uma bravata e tem condições para avançar".

Para António Costa, é preciso evitar se seja dado “um tropeção como o de há 20 anos”. Ainda hoje, segundo anunciou Cecília Meireles, o CDS-PP vai apresentar uma proposta no parlamento para o alargamento da ADSE a todos os portugueses, uma medida que consta do programa eleitoral com que os centristas se apresentaram às eleições, e surge no dia em que foi divulgado um relatório sobre o futuro deste subsistema de saúde, que pode entrar em défice já em 2020.

 

Fonte: Lusa

Actualizado em ( Quinta, 07 Novembro 2019 14:42 )
 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga