CDS quer que Centeno e Costa expliquem a divergência na Assembleia da República
Quarta, 18 Dezembro 2019 18:54    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

cecilia meireles joao porfirio observadorPrimeiro, António Costa admitiu que, em certa medida, sim, depois disse que, na verdade, não. Mário Centeno, até quando estava a apresentar o Orçamento do Estado para 2020 (com o fato de ministro das Finanças), foi obrigado a esclarecer a divergência não-divergência (quando tem o fato de presidente do Eurogrupo). Foram várias notícias e vários esclarecimentos, mas o CDS não ficou convencido e diz que o assunto deve ser discutido na Assembleia da República.

A deputada Cecília Meireles subiu à tribuna para uma declaração política sobre o Orçamento do Estado, mas o foco da intervenção da deputada foi para a “tensão” entre o primeiro-ministro e o ministro das Finanças. A líder parlamentar do CDS frisou que esta é “uma questão política” e não “uma questão pessoal” pelo que “tem de ser esclarecida” no Parlamento.

“A defesa dos interesses de Portugal no exterior não é um detalhe, é uma questão de Estado e deve ser esclarecida no Parlamento”, disse notando que o secretário de Estado do Tesouro também esteve presente na reunião do Eurogrupo onde foi desenhada a “fórmula” do orçamento da zona euro (com a qual António Costa disse não concordar) e que é preciso esclarecer se o voto foi “contra os interesses de Portugal e do primeiro-ministro”.

Cecília Meireles ainda fez uma série de questões: “quem representa Portugal no Eurogrupo? Quem é que representa os interesses de Portugal no Eurogrupo? Para o ministro das Finanças de Portugal ser Presidente do Eurogrupo tem que abdicar dos seus interesses?. Mas não teve sucesso já que da bancada do Partido Socialista nada mais ouviu que críticas à sua intervenção sobre o Orçamento do Estado. Sobre a alegada tensão entre Mário Centeno e António Costa nem uma palavra.

E as restantes bancadas também não deram sinais de querer ver esclarecido o incidente entre Costa e Centeno. O CDS ficou sozinho a pedir explicações no hemiciclo.

 
 
Fonte: Observador

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga