Governo questionado sobre falta de condições em escola de Montemor-o-Novo
Segunda, 02 Março 2020 15:18    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

escola secundaria montemor o novoO CDS-PP questionou o Governo sobre a "falta de condições" na Escola Secundária de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, considerando "fundamental que seja reposta a qualidade exigida para o dia a dia da comunidade escolar".

A pergunta, dirigida ao Ministério da Educação (ME) e subscrita pelos parlamentares João Gonçalves Pereira e Ana Rita Bessa, foi divulgada hoje pelo grupo parlamentar dos democratas-cristãos.

Contactada pela agência Lusa, a deputada Ana Rita Bessa indicou que "um conjunto de alunos" da Escola Secundária de Montemor-o-Novo fez chegar aos deputados do CDS-PP "uma comunicação", em que manifesta "preocupação e descontentamento" com as atuais condições do edifício.

"Como acontece com outras escolas do país, esta tem uma série de problemas no edificado, relacionados com as coberturas, que fazem com que existam más condições durante as aulas e que quando chove chova dentro da sala", relatou.

O pavilhão gimnodesportivo, referiu, também apresenta problemas, o que "impossibilita que se realizem as aulas nesse espaço", adiantou, lembrando que a disciplina de Educação Física passou a ser "obrigatória no secundário com nota incluída para a média".

Segundo a deputada Ana Rita Bessa, também se verificam na escola de Montemor-o-Novo "problemas térmicos" e outros relacionados com as "condutas sanitárias, que geram cheiros e a impossibilidade de utilização".

"É uma série de problemas no edificado da escola que impossibilita que o espaço seja usado adequadamente para aquilo que é o seu fim, que é ensinar e aprender", sublinhou a parlamentar centrista.

Ana Rita Bessa realçou que o CDS-PP quer saber "se o ME está a acompanhar esta situação e se conhece a problemática desta escola", assim como pretende perceber "qual a prioridade que o Governo vai dar" às obras de que ela necessita para que possa funcionar de forma normal".

"Não há um mapeamento disponibilizado pelo ME com as escolas a serem intervencionadas, a sua calendarização e os montantes associados", lamentou a deputada, considerando que "seria mais fácil se houvesse essa informação à cabeça".

"Como não sabemos porque o ME tornou essa informação opaca, o que estamos a fazer é dar voz política a estes alunos", acrescentou.

Na informação divulgada pelo CDS-PP, é referido que na Escola Secundária de Montemor-o-Novo estão "tetos a cair em salas de aula e corredores, chuva nas salas de aula e corredores, incluindo o pavilhão, salas de aula sem qualquer tipo de aquecimento, condutas sanitárias que passam por cima das salas de aulas e causam mau cheiro e a falta de porta no balneário feminino, sendo usado um pano pendurado como alternativa".

 

Fonte: Lusa

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga