CDS questiona tutela sobre falta de pessoal médico na Extensão de Saúde de Belazaima do Chão
Quinta, 27 Fevereiro 2020 16:17    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

joao almeida copy copy copy copy copyNuma pergunta dirigida à ministra da Saúde, o deputado do CDS João Pinho de Almeida quer saber se a tutela tem conhecimento da falta de pessoal médico na Extensão de Saúde de Belazaima do Chão e desde há quanto tempo dura esta situação.

João Pinho de Almeida questiona depois que alternativas estão, no entretanto, a ser dadas aos utentes, e em que condições, e que medidas tomou o Governo para tentar resolver este problema.

Depois, o deputado do CDS quer saber se existe por parte da tutela a intenção de encerrar a Extensão de Saúde de Belazaima do Chão, e se sim, que alternativas serão dadas aos utentes.

O CDS-PP teve conhecimento de que a Extensão de Saúde de Belazaima do Chão, concelho de Águeda, estará há cerca de um ano sem pessoal médico, não garantindo assim os devidos cuidados de saúde à população da zona, havendo mesmo a possibilidade de fecho da unidade.

A falta de médicos de família – fruto de anos de mau planeamento e má gestão de recursos humanos na área da saúde – tem originado preocupações e ansiedades junto das populações, o que é normal, mas que se agravam quando os concelhos afetados são pobres, com más acessibilidades e com população maioritariamente idosa, como é o caso de Belazaima do Chão, no concelho de Águeda.

O CDS-PP tem consciência que a Medicina Geral e Familiar é uma das especialidades médicas onde existe maior carência de recursos humanos e que é urgente atuar por forma a que cada vez mais cidadãos tenham acesso a um médico de família.

No entanto, o Governo falha sistematicamente ao atrasar a reforma dos Cuidados de Saúde Primários e quando não cumpre a tão propagada promessa de dar um Médico de Família a todos os portugueses.

Entendemos que os Cuidados de Saúde Primários são a ‘porta de entrada’ para o Serviço Nacional de Saúde e entendemos que o atual Governo tem de continuar a política de reforço nestes cuidados de saúde.

Os Cuidados de Saúde Primários deverão assegurar a necessária proximidade junto das populações e proporcionar os atos inerentes às suas características, com qualidade e em tempo clínica e socialmente adequado.

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga