5G: CDS-PP vai propor à Assembleia da República que organize conferência
Domingo, 08 Março 2020 11:38    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

joao goncalves pereiraO CDS-PP vai propor à Comissão Parlamentar de Economia e Inovação a realização de uma conferência sobre o 5G e “os desafios de Portugal no futuro digital”, disse à agência Lusa o deputado João Gonçalves Pereira.

Na proposta, o grupo parlamentar do CDS pretende, “no âmbito da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, a realização da conferência ‘5G: Os desafios de Portugal no Futuro Digital’”.

Os centristas querem convidar “todos os ‘stakeholders’ [intervenientes] e demais interessados a dar o seu contributo”, mas assinalam que “o programa da conferência deve resultar das sugestões e consenso dos diferentes grupos parlamentares”.

“A chegada do 5G representa a maior revolução tecnológica desde a introdução do ‘smartphone’. A introdução desta tecnologia trará consigo um aumento expressivo da velocidade das comunicações, permitindo a transmissão de maiores quantidades de dados e potenciando, em consequência, a criação de novas oportunidades para o desenvolvimento e transformação da economia, assim como o aproveitamento melhorado dos recursos existentes”, começa por referir o deputado num requerimento entregue na Assembleia da República.

João Gonçalves Pereira indica que “a disponibilização desta tecnologia assenta, necessariamente, na instalação de uma infraestrutura adequada (e.g. rede física) e da atribuição, em regime de mercado, das frequências do espetro radioelétrico a operadores interessados”.

Citando dados do observatório da União Europeia para o 5G, o deputado assinala que “até dezembro de 2019 já existiam 10 países” da União Europeia “onde serviços assentes na nova tecnologia estavam a ser disponibilizados: Áustria, Finlândia, Estónia, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Roménia, Espanha e Reino Unido”.

“Os casos de uso para a tecnologia 5G são vastos e abrangem diversas áreas: a disponibilização de mais e melhores conteúdos e serviços digitais, a telemedicina, a automação de processos industriais, o desenvolvimento de veículos de condução autónoma, entre outros”, elenca o centrista.

Gonçalves Pereira defende igualmente que, “para que Portugal acompanhe esta transformação inexorável, é necessário que legisladores, reguladores, cidadãos, empresas e instituições estejam devidamente esclarecidos quanto às implicações e benefícios decorrentes da implementação do 5G”.

“Tendo em conta que Portugal esteve, no passado, na vanguarda do teste e da implementação deste tipo de tecnologias, que introduziu como prioridade na sua agenda a transição e transformação digitais, e as questões levantadas por outros grupos parlamentares relativamente ao futuro do 5G, o grupo parlamentar do CDS-PP considera oportuna e necessária a promoção, pela Assembleia da República, do esclarecimento dos cidadãos, das empresas e das instituições”, salienta.

Com esta conferência, o CDS quer responder às seguintes questões: “Que impacto terá o 5G na economia? Como podem os agentes políticos acelerar a transformação digital? Que questões de segurança podem suscitar o 5G? Pode esta ser mais uma oportunidade de demonstrar a excelência dos produtos e serviços ‘made in Portugal’? Como se devem posicionar o regulador e os operadores para o futuro? Qual o impacto previsível no setor das telecomunicações? Que benefícios trará o 5G aos cidadãos e cidadãs?”.

O requerimento aponta ainda que no início de fevereiro a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) aprovou o “projeto de regulamento do leilão para atribuição de direitos de utilização de frequências”, que “fixa as condições de acesso ao espetro que será disponibilizado, as regras procedimentais do leilão e as condições associadas à sua utilização”.

“O projeto de regulamento foi submetido a consulta pública até ao final do mês de março, devendo o leilão dos direitos de utilização de frequências ter lugar já em abril”, remata o texto.

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga