Deputada do CDS questiona Governo sobre poluição nos rios Sousa e Ferreira
Sexta, 06 Março 2020 14:47    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

cecilia 3A deputada da CDS Cecília Meireles questionou hoje o Governo sobre situações de poluição ambiental nos rios Sousa e Ferreira, na região do Vale do Sousa.

Através de requerimento parlamentar, pergunta ao Ministério do Ambiente e Ação Climática se tem conhecimento do memorando intermunicipal para a preservação do rio Sousa (afluente do Douro), celebrado em setembro de 2019, pelas câmaras de Lousada, Felgueiras, Penafiel e Paredes.

A parlamentar democrata-cristã eleita pelo Porto recorda que o documento previa um conjunto de 10 medidas para a preservação daquele afluente do Douro.

Cecília Meireles quer saber se já foram identificadas todas as fontes de poluição dos últimos anos e que medidas foram, entretanto, tomadas para evitar a repetição das situações no rio Sousa.

Em relação ao rio Ferreira (afluente do Sousa), o Governo foi questionado sobre a conclusão da remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Arreigada, em Paços de Ferreira.

Cecília Meireles quer saber se, após as obras, deixarão de ocorrer descargas poluentes com origem naquele equipamento, como ocorria no passado, se já foi realizado algum levantamento sobre outros focos de poluição daquela linha de água e que medidas foram tomadas para resolver o problema.

Noutro requerimento parlamentar, a deputada questiona a Câmara de Lousada sobre se já foram tomadas as medidas previstas no memorando relativo ao rio Sousa.

Numa alusão às situações de poluição, Cecília Meireles recorda haver "descargas inaceitáveis que colocam em risco a saúde pública e a diversidade".

A parlamentar questiona a autarquia, em concreto, se já foram identificados os focos e poluição e as medidas entretanto tomadas para corrigir as situações.

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga