CDS quer autoridades a responder «a uma só voz» e força Parlamento a debater esta semana resposta do país à epidemia
Terça, 10 Março 2020 20:51    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

telmo correia 2020

O CDS PP deu entrada no Parlamento de um requerimento potestativo para debater a resposta do país à crise do Coronavírus. O debate deverá ser esta quarta ou quinta-feira, e é de caráter obrigatório e urgente. O CDS quer «uma voz firme» e medidas concretas de contenção da epidemia, e quer evitar que sejam transmitidas informações contraditórias aos portugueses. «Devemos ser proativos e não apenas reativos», disse Telmo Correia aos jornalistas, negando contudo “alarmismos”.

Segundo o líder parlamentar Telmo Correia, em causa está o facto de haver informações contraditórias de vários governantes, que numa primeira fase pediram que se evitasse alarmismos e “no dia seguinte” já se admitia o encerramento de fronteiras. “Hoje ouvimos o ministro da Administração Interna a falar em cancelamento de voos, quando provavelmente esses voos já deviam ter sido cancelados há mais tempo quando o CDS disse”, nota o centrista.

Para o CDS, é importante perceber se haverá uma antecipação das férias da Páscoa como medida de contenção, e, sobretudo, perceber «até onde devem ir estas medidas de contenção».

«Tem de haver uma voz de comando, as questões não podem ser decididas caso a caso, escola a escola, instituição a instituição», disse.

O debate deverá acontecer esta quarta-feira ou quinta-feira (se houver impedimentos de agenda), e o CDS quer com isso que «haja uma voz firme, e não indicações dispersas e contraditórias».

«Recusamos alarmismos, mas também recusamos um sentido meramente reativo a esta matéria, não podemos andar atrás à espera que as coisas aconteçam, temos de ser proativos, confiamos na cadeia de comando, mas queremos que nos digam exatamente o que vai ser feito e quais são as medidas que estão a ser estudadas», rematou o líder parlamentar centrista.

Actualizado em ( Domingo, 29 Março 2020 21:00 )
 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga