CDS-PP quer conhecer dados sobre endividamento dos municípios
Terça, 07 Setembro 2021 16:12    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

cecilia 13O grupo parlamentar do CDS-PP quer conhecer as contas dos municípios e questionou hoje o Governo se esses dados, nomeadamente a dívida de cada câmara, serão conhecidos antes das eleições autárquicas de 26 de setembro.

Numa pergunta dirigida, através do parlamento, à ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública e divulgada hoje, o CDS-PP refere que “terminou no final de julho o prazo legalmente fixado para a prestação de contas por parte dos municípios através do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas”.

“Até à presente data ainda não se conhecem os referidos dados de endividamento, ou seja, não se conhece a dívida dos municípios”, observa.

Apontando que em agosto “o Governo não se comprometia com qualquer data relativamente à divulgação destes dados”, a deputada Cecília Meireles, que assina a pergunta, quer saber qual a “data prevista para a apresentação do endividamento” das câmaras e se tal irá acontecer antes da data das eleições autárquicas.

Notando que “o Governo justifica estes atrasos com as alegadas dificuldades que os municípios encontram naquele sistema de reporte de contas”, a deputada pergunta também a Alexandra Leitão o que foi feito pelo ministério para as resolver.

Para o CDS-PP, “os dados em causa são essenciais não só para perceber a execução orçamental dos municípios, mas também para a atividade de outras entidades, como o Conselho de Finanças Públicas, que já adiou por duas vezes o seu relatório sobre a evolução orçamental da Administração Local”.

“Além do mais, a falta destes dados compromete a informação relativa ao prazo de pagamento médio dos municípios, sendo que a informação sobre os prazos médios de pagamento superiores a 60 dias não é atualizada desde 11 de novembro de 2019, com referência ao terceiro trimestre desse ano”, sustenta Cecília Meireles.

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

Miguel Arrobas

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Pedro Morais Soares

Círculo Eleitoral Lisboa