Ana Rita Bessa quer decisão do Ministério da Educação sobre futuro da Orquestra Geração
Quarta, 08 Setembro 2021 08:39    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ana rita bessa copyNuma pergunta dirigida ao Ministro da Educação, a deputada do CDS Ana Rita Bessa quer saber se o Estado mantém a disposição de continuar o apoio à Orquestra Geração (OG), e se sim, em que termos.

A deputada questiona ainda qual o motivo para a falta de informações por parte do Ministério da Educação relativamente ao ano letivo 2021/2022.

Em 22 de setembro de 2020 a deputada do CDS abaixo assinada questionou o Senhor Ministro da Educação sobre o futuro da Orquestra Geração, procurando saber se a tutela estaria na disposição de continuar o apoio ao projeto, em que termos e quando.

Na resposta, com data de 8 de fevereiro de 2021, após destacar positivamente várias competências da OG, o Gabinete do ME afirma, e citamos, «reconhecendo os méritos do projeto, o Ministério da Educação continuará, como até aqui, a apoiá-lo.»

No entanto, e com a aproximação do início do ano letivo 2021/2022, os responsáveis pelo projeto manifestaram à Assembleia da República a sua preocupação pelo facto de, mais uma vez, não terem ainda tido qualquer resposta quanto à proposta de plafond de horas a atribuir à contratação de docentes para a OG (tendo mantido o mesmo número de horas para o ano transato).

De acordo com os responsáveis, por várias vezes contactaram o Ministério da Educação e respetiva Secretaria de Estado, a DGEstE e outras entidades responsáveis, sem resposta, estando por isso sem saber o que dizer às escolas, aos alunos e às famílias.

Tendo em conta a importância deste projeto, tal como o próprio Ministério reconhece, o Grupo Parlamentar do CDS entende ser urgente uma decisão do Ministério da Educação sobre o futuro da OG, que mesmo em confinamento nunca deixou de acompanhar os seus alunos e manter a sua atividade.

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

Miguel Arrobas

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Pedro Morais Soares

Círculo Eleitoral Lisboa